23 outubro 2012

Supervisão de conduta de bancos e a nova auditoria participativa são destaques do Conbrai 2012

Jerri Coelho no conbrai

Banco Central e a secretaria de controle interno da presidência da república apresentam em Gramado (RS), novos programas que envolvem instituições financeiras e obras da Copa do Mundo

Na manha desta terça-feira (23), segundo dia do 33º Congresso Brasileiro de Auditoria Interna (Conbrai), o secretário de controle interno da Presidência da República, Jerri Coelho, apresentou o novo programa de “Auditoria Participativa” do governo federal. Trata-se de um projeto que visa contribuir para que a população tenha um parecer técnico de auditores, sobre problemas que atingem diretamente o interesse coletivo. As obras da Copa Mundo foram escolhidas para iniciar o conceito pioneiro, tendo a cidade de Natal como a primeira a ser avaliada.

Os auditores do governo federal entram em contato com associações civis como os Comitês Populares da Copa, formado por voluntários das comunidades atingidas pelas obras de infraestrutura do evento, para ouvir os principais problemas e posteriormente realizar uma auditoria técnica. “Elaboramos um relatório minucioso que dará voz à comunidade para que injustiças sejam evitadas e corrigidas”, comenta Coelho. Além de Natal, Belo Horizonte está em fase final de auditoria e ainda este ano, uma nova cidade sede receberá o programa de Auditoria Participativa.

Ontem, (22) o diretor de fiscalização do Banco Central, Anthero de Moraes Meirelles aproveitou o congresso para lançar o novo programa de conduta de instituições financeiras. O departamento, em fase final de estruturação, além de analisar balanços e gestão de risco, também examinará o “comportamento” dos bancos no que diz respeito aos riscos de reputação e imagem das corporações.

Na abertura do congresso, Richard Chambers, presidente do The Institute of Internal Auditors – The IIA Global, traçou um panorama completo da carreira no mundo, com destaque para os cinco maiores desafios desta década do auditor, que são: ampliação do foco em riscos; aprimoramento e mineração de análise de dados, participar de discussões estratégicas nas organizações; atuar no novo conceito de “risco chave” e tornar a gestão de riscos efetiva e funcional. Richard acaba de ser eleito um dos 100 mais influentes executivos das Américas, em pesquisa realizada pela tradicional revista americana Accounting Today.

Na visão de Braselino Silva, diretor-presidente do IIA Brasil – Instituto Brasileiro de Auditoria Interna, organizadora do congresso, o evento está sendo fundamental para apontar tendências e apresentar projetos de interesse direto da sociedade. “As mais importantes instituições de controle sabem que o Conbrai é uma ótima oportunidade para mostrar as principais novidades da carreira e os rumos que devemos seguir para tornar as organizações cada vez mais sólidas e transparentes”, comenta.

O Conbrai, que termina nesta quarta-feira, reúne cerca de 600 profissionais, em mais de 30 painéis, entrando para historia como o maior congresso da carreira, realizado fora das grandes capitais brasileiras.

Serviço

Conbrai – 33º Congresso Brasileiro de Auditoria Interna

Local: Expogramado – Av. Borges de Medeiros, 4111 – Gramado – RS

Data: Entre 21 e 24 de Outubro de 2012

Informações e a grade completa do evento: conbrai.com.br ou pelo fone: (11) 5523-1919

0 comentários:

Postar um comentário

Receba nossa Newsletter: