07 junho 2009

Noções básicas: 03 - Elétrica e Hidráulica:

Quando vamos participar de uma feira não basta comprar a área e contratar a montagem do estande, é necessário passar por várias etapas uma delas é a compra de energia elétrica e de água (entrada) e deságua (saída / esgoto). A água não é obrigatória e só se aplica caso seu estande tenha uma pia na copa para serviço de Buffet ou algum equipamento em exposição que se utilize de água. Porem a compra mínima de energia é obrigatória. Em uma residência ou empresa pagamos por mês pela energia que utilizamos e a medida utilizada é em KWh ou seja kilowatts hora. Já em uma feira pagamos a energia por KVA (Kilo Volt Ampère). Sempre existiu uma grande problemática com relação aos KVAS, tanto por parte dos clientes quanto das montadoras, principalmente porque os KVAs cobrados pelas promotoras costumam ser bem caros. As montadoras deveriam informar exatamente quanto em iluminação ou equipamentos estão utilizando para que somando com os equipamentos do cliente não haja nem falta nem sobra de energia, porém isso infelizmente nem sempre ocorre. Quando sobra KVA azar de quem comprou a mais, pois não haverá restituição, contudo as promotoras estão sempre atentas para clientes que compraram energia insuficiente e constatada a irregularidade cobram multas (previstas em contrato) e exigem a compra da energia complementar e caso não seja regularizada chegam a cortar a energia do estande. Então vamos tentar entender como comprar a energia correta para o seu estande. O primeiro passo é entender o que é um KVA.

1 KVA é = a 1.000 volts, então se uma lâmpada incandescente tem 100w ela consome 0,10 KVA

Na feira não pagamos a eletricidade nem por hora, nem por dia como em nossa casa, pagamos pelo evento, que já calculou que 8 horas X 4 dias serão 32 horas e que o estande estará acesso e com seus equipamentos funcionando naquele período. Então basta verificar quanto cada produto consome em Watts, transformar em KVA, colocá-los em uma lista e somar. Nos manuais de expositor fornecidos pelas promotoras existem alguns itens e seus respectivos KVAs, falta acrescentar os KVAs consumido pelo seu produto, caso ele vá estar em operação. Peça para a montadora que forneça exatamente quanta iluminação ela vai utilizar, quantos refletores HQIs e de quantos watts, quantas lâmpadas fluorescentes, quantas lâmpadas incandescentes, quantas dicróicas e consumo em watts de outros equipamentos que podem ser um compressor para cascata, um motor giratório, Tvs de Plasma, LCD, vídeo wall, computador, DVD etc...

Abaixo alguns itens já convertidos:

Ar Condicionado 10.000 BTUS 1,0 KVA
Ar Condicionado 12.000 BTUS 1,2 KVAs
Cafeteira convencional 0,5 KVA
Cafeteira super automática 1,25 KVAs
Maquina de café profissional (2 grupos + moinho) 3,5 KVAs
Maquina de café profissional (2 grupos + moinho) 5,0 KVAs
Geladeira 0,5 KVA
Freezer 0,5 KVA
Frigobar 0,3 KVA
Microcomputador 0,15 KVA
Monitor 0,25 KVA
Laptop 0,03 KVA
TV de plasma 0,15 KVA
TV LCD 0,15 KVA
TV convencional 0,10 KVA
DVD 0,15 KVA
Projetor 0,15 KVA
Ventilador 0,30 KVA
Impressora – matricial / laser / jato de tinta 0,50 KVA
Fax 0,20 KVA
Vídeo Wall - multiplicar pela quantidade e tipo de TV usada
Lâmpada incandescente de 100/150 w 0,10 e 0,15 KVA
Lâmpada fluorescente 20 w 0,05 KVA
Lâmpada dicróica halógena 0,05 KVA
Luz pisca-pisca até 100 lâmpadas 0,05 KVA
Refletor 300W com lâmpada halógena 0,30 KVA
Refletor 500W com lâmpada halógena 0,50 KVA
Refletor HQI com reator 150w / 500w 0,30 / 0,50 KVA

Some todos os valores e arredonde para cima.

Nota importante: O consumo pode variar em marcas de aparelhos eletrônicos, sempre é bom conferir, além de que em função disso as promotoras entendem valores diferentes para produto/kVA.

Água e deságua:

Para água e deságua cobra-se apenas um valor que é variável de promotora para promotora. Neste valor está compreendido a instalação dos canos até a saída para seu estande, daí para frente cabe a montadora completar os canos necessários. Você também pode em alguns casos contratar o serviço já com a pia, mas normalmente esse serviço é feito pela montadora.

Importantíssimo: Defina previamente com a montadora onde vai estar cada tomada e cada ponto de água, pois a primeira coisa que acontece em uma montagem e a instalação do piso elevado de madeira e por baixo dele é que passa elétrica e hidráulica. Se você deixar para depois terá fios e canos passando pelo seu estande.

0 comentários:

Postar um comentário

Receba nossa Newsletter: